top of page

COMO ATUA A GRATIDÃO NO MEU CORPO E NA MINHA VIDA?

“A gratidão é a virtude das almas nobres”, esta citação é atribuída a Esopo, escritor da Grécia antiga que viveu no século VI a.c. Esopo é considerado o Pai da Fábula como género literário e foi o autor entre outras obras da fábula, a Cigarra e a formiga.

Atualmente, através de diversos estudos de neurociência sabemos que a cada pensamento, o nosso corpo produz um composto químico. Assim, podemos afirmar que quando sentes o que pensas estar a sentir, então pensas o que sentes. O cérebro monitoriza constantemente o corpo e através deste processo são produzidos mais químicos que te fazem sentir da forma que achas que estás a sentir. Este ciclo perpetua-se por anos e a qualidade dos nossos pensamentos assume cada vez mais um papel importante na nossa vida.


Com o passar do tempo, este ciclo de pensar e sentir e de sentir e pensar torna-se no teu estado de ser, na tua identidade. Mente e corpo trabalham juntos, pensamentos e sentimentos estão focados num destino. Se os teus pensamentos estiverem focados em medo, frustração, tristeza, raiva, mágoa, culpa são esses os químicos que ficam ao longo do tempo gravados no teu corpo. E atrais para a tua vida situações que te mantém nesse estado.


Quando focas os teus pensamentos e o teu sentir em sentimentos de gratidão estás a mudar cada célula do teu corpo. estás a energizá-las com a energia de agradecimento, paz e gratidão. Assim estás a produzir esses químicos que com a pratica constante ficam ao longo do tempo gravados no teu corpo. Quando consegues gravar em ti este estado de ser, atrais para a tua vida situações que vão promover esse estado de felicidade.


A felicidade está diretamente ligada à gratidão. Quando te sentes grato é ativado o chamado sistema de recompensa do cérebro. O cérebro perceciona que algo positivo está acontecer e liberta para a corrente sanguínea dopamina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer que proporciona uma sensação de bem-estar.


A dopamina é uma das substâncias que o nosso corpo produz que influencia o estado de motivação que nos ajuda no processo de busca dos nossos sonhos. Mas a dopamina necessita de ser estimulada a ser produzida e isso é trabalho pelo qual tu és responsável. Isto salvo exceções de anormalidade na produção de dopamina. Tu ao desenvolveres a pratica de gratidão estás a ativar a produção de dopamina. Mas a dopamina é libertada não apenas quando se sente prazer, mas também quando se antecipa o prazer. Os estudos demonstram que é a antecipação da recompensa e não a recompensa em si que nos leva a realizar uma ação. E quanto mais feliz e realizado tu te sentes, mais necessidade tens de te manter nesse estado, e mais esse processo é reforçado, mais ele se desenvolve no corpo, mais tu te tornas nessa energia.


Exercitar a gratidão, eleva os teus níveis de emoções positivas, vitalidade e satisfação.

No entanto esta prática não significa que deves ignorar o que precisas de trabalhar e de melhorar. É fundamental estares constantemente em evolução aumentando cada vez mais os teus níveis de consciência no teu desenvolvimento.


Vive com propósito, vive com paixão e acredita em ti!


Inscreve-te agora para receberes informações atualizadas do site! Preenche o formulário!


19 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page